Imóveis a preço de custo existem
- Mariana Thomé
- 25 de mar. de 2021
- 1 min de leitura
Os imóveis a preço de custo existem há anos no mercado imobiliário e é definido basicamente por ser uma obra onde o comprador adquire um imóvel pelo seu custo real de construção. Este comprador tem o papel de cotista e aportará mensalmente para uma empresa construtora, a qual será contratada para a obra. Normalmente, há uma Administradora que é bonificada por uma taxa de remuneração sobre o custo efetivo. A construção por administração está respaldada pela Lei das Incorporações Imobiliárias (Lei 4.591/64).

Na prática, cada cotista adquire uma fração ideal do terreno, através de um contrato de adesão. Na sequência, a associação é formalizada legalmente por meio da Instituição do Condomínio, Convenção do Condomínio, Contrato de Construção e Memorial Descritivo. A documentação técnica (projetos arquitetônicos e complementares) deve ser aprovada na Prefeitura e o Alvará de Construção emitido como em qualquer obra.
Vantagens de obra a preço de custo
O custo do imóvel tende a ser mais barato;
O processo de prestação de contas é mais transparente;
O dinheiro aportado pelos cotistas é “carimbado” para a construção daquele empreendimento específico.
Desvantagens de obra a preço de custo
Não existe a possibilidade de financiamento, consórcio ou mesmo de usar recursos do FGTS;
Inadimplência de um cotista afeta o ritmo da obra;
Restringe a utilização de permuta do terreno por unidades construídas.
Além deste cenário de vantagens e desvantagens, atenção ao preço final, pois ele não é conhecido com exatidão antes do final da construção. Portanto, esteja preparado para possíveis imprevistos.
E aquele velho conselho continua valendo, procure pessoas de confiança, incorporadoras e construtoras idôneas e com tradição em construção no gênero.
Fontes:
http://www.planalto.gov.br/CCivil_03/leis/L4591.htm
http://blogs.pini.com.br/posts/Engenharia-custos/construcao-a-preco-de-custo-vale-a-pena-319447-1.aspx
https://www.buildin.com.br/obra-a-preco-de-custo/
留言